Facilities management
O termo facilities já é comum dentro da rotina das organizações para designar os serviços que são terceirizados por elas. Mas, esse não é o único termo utilizado para este fim. Já ouviu falar sobre facilities management? Pois é! Ele também abrange o gerenciamento de atividades como suporte organizacional a fim de otimizar o desenvolvimento de sua atividade fim. Mas, embora hoje esse termo seja usado também para designar terceirizações, saiba que nem sempre ele foi usado para fins de serviços.
Facilities management: histórico
Houve um tempo em que as organizações acreditavam que os serviços não ligados diretamente à sua atividade precisavam ser executados por elas. E isso, obviamente, demandava uma grande fatia do tempo disponível por eles, o que impactava no exercício de sua atividade principal. Além disso, por não contarem com pessoal especializado para esse tipo de serviço, os mesmos eram executados de forma não tão excelente. E isso também representava um certo prejuízo quando se tratava do ‘todo’.
Mas, com a crise petrolífera e também imobiliária, os custos organizacionais começaram a ter mais atenção de seus gestores. Para que não houvesses prejuízos maiores que o necessário, diante do novo cenário, novas soluções foram surgindo a fim de tornar as atividades organizacionais mais eficazes e, consequentemente, mais lucrativas.
Foi aí que o termo facilities management, criado nos anos 60, começou a ser utilizado de forma mais frequente. Contudo, como dito, o termo não começou a ser utilizado para designar a terceirização de serviços como se conhece hoje. Inicialmente, as instituições bancárias da época, começaram a utilizá-lo para seus serviços, principalmente dentro do setor de cartões de crédito. Em seguida, ele foi utilizado para descrever a transferência de responsabilidade relacionadas à tecnologia da informação. Depois disso, o termo passou a abranger também os projetos mobiliares a fim de otimizar o espaço e também a produção do pessoal. Isso melhorava não só o fluxo de trabalho como também aprimorava as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
A introdução dos serviços
Diante do crescimento e da notoriedade dentro do meio organizacional, o termo facilities management abarcou também o setor de serviços. Assim, no final da década de 80 e início dos anos 90, industrias começaram a terceirizar suas operações. Foi em 1991, no Reino Unido, que que serviços terceirizados foram adotados para fins de manutenção e gerenciamento de ativos e também de instalações.
Diante desse crescimento, outras empresas começaram a adotar a ideia. Assim, a terceirização também começou a ser aplicada em serviços de engenharia, limpeza e também no fornecimento de refeições. Desde então, as facilities management são usadas em todo o mundo, com um leque de serviços bem diversificado. E seu objetivo principal é otimizar o trabalho das organizacionais naquilo que lhes é mais importante: sua atividade fim. E não para por aí… Além dos serviços prestados, as facilities management oferecem suporte estratégico, capaz de auxiliar a gestão em suas tomadas de decisão.
O Grupo Personalité oferece suporte na terceirização de serviços ligados tanto à manutenção predial como também em segurança privada. Dessa forma, as necessidades de sua organização são atendidas de forma personalizada e efetiva enquanto você se preocupa unicamente em crescer e ganhar cada vez mais o mercado com sua atividade fim. Fale conosco, venha sem Personalité!
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