Fevereiro laranja: uma única ação pode salvar uma vida
A campanha Fevereiro Laranja é um movimento cujo objetivo é promover a conscientização com respeito à leucemia. Essa doença consiste no crescimento descontrolado dos leucócitos, responsáveis pelo sistema de defesa do organismo. Logo, observar o surgimento de possíveis sintomas é o primeiro passo para prevenir e tratar a doença precocemente.
Os sintomas mais comuns da leucemia são cansaço e fadiga, anemia, baixa imunidade, queda de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos. O diagnóstico da doença pode ser realizado através de hemograma e também exames de bioquímica, coagulação, mielograma, imunofenotipagem e cariótipo – da medula óssea.
Mas a campanha Fevereiro Laranja não para aí. Ela também ressalta a importância da doação da medula óssea para realização de transplantes em casos de alto risco. As primeiras investigações passam pelos familiares do paciente, em busca de compatibilidade. Caso esta não seja identificada, é necessário a consulta no banco de medula. Uma vez encontrado um doador compatível, é feita então a coleta do material e realizado o transplante. Como as chances de compatibilidade são baixas, a campanha busca provocar maior reflexão entre os indivíduos a fim de sensibilizá-los e incentivá-los à doação.
Fevereiro laranja: doe vida!
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 55 anos e sem histórico de câncer, doenças no sangue, doenças no sistema imunológico e doenças infecciosas podem se cadastrar para doação. Ao realizar o cadastro, o doador faz a coleta de 5ml do sangue para testes e seus resultados ficam arquivados. Em caso de compatibilidade do doador com algum paciente, o mesmo realiza a doação para o transplante.
A campanha Fevereiro Laranja é uma oportunidade de cada indivíduo exercer a empatia, solidariedade e o amor ao próximo. Afinal, a leucemia pode ser combatida. Através um gesto simples como uma doação de medula óssea, muitas vidas podem ser salvas.
O Grupo Personalité apoia essa causa. O Grupo Personalité apoia a vida!
Comentários
Nenhum comentário ainda.