Facilites: hard service e soft service
O termo facilities surgiu nos Estados Unidos da América (EUA) na década de 60. Com as mudanças advindas da revolução industrial e também dentro do âmbito econômico, as empresas começaram a mudar. E essa mudança alcançou também a sua forma de pensar. Aí começou a surgir esse termo.
Muito comum na área de serviços, o termo facilities está diretamente associado à terceirização. Afinal, o seu objetivo é a integração de três bases (pessoas, locais e processos) para otimizar tempo e recursos. Dessa forma, é possível a geração não só de maior produtividade como também de maior qualidade.
Assim, quando determinado processo é terceirizado, toda a sua responsabilidade de execução passa para outra pessoa. Logo, tempo, esforço e recursos são poupados, podendo ser utilizados em situações mais relevantes para a organização. Um desses pontos relevantes é a concentração em sua atividade-fim, por exemplo.
Facilites: hard service e soft service
As facilities podem ser divididas em duas categorias, a saber: hard service e soft service. Na categoria de hard service encontram-se os serviços essenciais. Tais serviçis são exigidos por força legal e estão diretamente ligados à estrutura física da organização. Exemplos desse tipo de serviço são a manutenção das redes elétrica e hidráulica, por exemplo. A manutenção do sistema contra incêndio também está incluída nesse grupo. Enfim, cabem nessa categoria todos aqueles serviços em que há a exigência periódica de execução, para a segurança do local. Já na categoria soft service estão aqueles serviços que dependem única e exclusivamente da demanda da organização. Isso quer dizer que eles não têm a obrigatoriedade de se manter uma periodicidade. Logo, cabe nessa categoria qualquer serviço que não seja obrigatório por lei e que também não esteja dentro da atividade-fim da organização. Os exemplos mais comuns são os serviços de controle de pragas (dedetização), fornecimento de refeições, manutenção da limpeza, recepção, entre outros.
Tecnologia
Mas a área da facilities, mesmo com benefícios inegáveis, tem ganhado nova visibilidade ao longo do tempo. Isso porque quando associada ao uso de novas tecnologias, sua atuação junto às organizações ganha ainda maior importância, passando a ter um papel de destaque como suporte organizacional. Pois, embora ela não abarque a atividade central da organização, ela trabalha para que todas as demais atividades e processos estejam em dia, de forma a garantir que a atividade-fim ganhe ainda mais atenção e força.
Benefícios
Por conta desse objetivo de atuar como apoio organizacional, os benefícios das facilities ficam ainda mais claros. Além do suporte para que possa se dedicar à sua atividade principal, a organização ganha com a redução de custos, com a especialização dos serviços necessários à sua manutenção e também com o melhor funcionamento dos processos tanto dentro quanto fora da organização.
O Grupo Personalité oferece um leque bem diversificado de facilities como também serviços na área de segurança privada, atendendo a empresas de todos os setores, inclusive industriais, condomínios, shoppings, escolas, etc. Focado em atender suas demandas, o Grupo Personalité faz mais que oferecer suporte organizacional: ele oferece soluções personalizadas de acordo com a sua necessidade. Vem ser Personalité. Sob medida. Simples assim.
Comentários
Nenhum comentário ainda.