Limpeza x higienização x esterilização
Muito se tem falado sobre biossegurança nos últimos meses. Em decorrência do covid-19, muitas têm sido as medidas indicadas a fim de proteger à saúde contra o vírus. A limpeza, higienização e esterilização são algumas delas. Mas você sabe a diferença entre elas? Este post é exatamente sobre esse assunto. Confira!
Limpeza x higienização x esterilização
Limpeza e higienização não são procedimentos idênticos. Embora eles sejam complementares, existem alguns aspectos entre eles que os tornam diferentes.
A limpeza também é conhecida como lavagem e costumeiramente também utiliza sabão ou detergente durante o processo. Seu objetivo é remover os resíduos através de jatos de água. A limpeza, em geral, é capaz de remover cerca de 95% da sujeira.
A higienização é o procedimento que ocorre logo após a limpeza e funciona como um acabamento ao primeiro procedimento. Os produtos comuns utilizados nessa fase são os produtos feitos á base de cloro ou álcool. A higienização, também conhecida como desinfecção, aumenta o percentual de remoção da sujeira, podendo chegar até 99%. Isso ocorre porque o uso de soluções químicas como as citadas acima é capaz de remover microrganismos como bactérias e ácaros, tão comuns no dia a dia.
Ainda na higienização são três os níveis de classificação da sujeira: nível baixo, nível médio e alto nível. O nível baixo remove bactérias e fungos presentes no objeto de forma vegetativa. O nível médio remove fungos e bactérias um pouco mais resistentes que as anteriores. Já o alto nível elimina a maioria dos fungos e bactérias mais resistentes, responsáveis por causar doenças das mais diversas.
A esterilização é um processo mais utilizado em hospitais e que remove totalmente a incidência de vírus e bactérias. Para isso são utilizados processos físicos e químicos agressivos e também restritos.
Frequência
A limpeza e higienização devem ser feitas de forma periódica, complementando uma à outra. Contudo, a frequência vai depender do local a ser limpo. Banheiros e cozinhas requerem limpeza e higienização mais frequentemente do que uma sala, por exemplo. Nas cozinhas, a incidência de bactérias de alto risco é maior. Logo, precisa de alta frequência de limpeza e higienização. Nos banheiros, além das bactérias, a frequência também é necessária a fim de se evitar o mau cheiro.
Como pode-se ver, limpeza e higienização se complementam. E é ideal que elas sejam feitas na ordem apresentada neste texto. Dessa forma o processo de remoção de sujeiras se dará de forma mais eficaz.
Remoção de impurezas sob medida
O Grupo Personalité oferece em seu leque de facilities, entre outras, o serviço de limpeza e higienização. Através de uma equipe altamente capacitada, garante que os ambientes de sua empresa estejam sempre limpos e seguros. Assim, enquanto nós cuidados desse detalhe tão importante, você cuida daquilo que move o seu negócio.
Entre em contato conosco e confira nosso leque de opções, assim como todas as possibilidades de personalização, que levam em consideração a sua real demanda. Tudo feito assim, sob medida, simples assim. Vem ser Personalité!
Comentários
Nenhum comentário ainda.