Manutenção: conheça suas modalidades
Foi no final do século XIX, com o avanço industrial e a produção seriada, que o conceito de manutenção apareceu. Na época, o conceito se apresentou como resposta à necessidade de reparos nos maquinários industriais. Mas, com o passar do tempo, a manutenção também foi se estendendo a outros setores, como o patrimonial.
Quando do seu surgimento, a manutenção tinha como objetivo consertar danos encontrados ao longo do percurso. Entretanto, com o avançar do tempo e a necessidade de otimização de resultados, passou-se a buscar a antecipação dessas falhas. Assim, além de corrigir falhas, tornava-se também possível prevê-las e saná-las antes que causassem qualquer prejuízo. Com isso, o conceito de manutenção se ampliou o que permitiu a especialização de pessoal, facilitando ainda mais a rotina das organizações.
Tipos de manutenção
Dentro do conceito de manutenção há três modalidades diferentes que podem ser executadas separadamente ou combinadas entre si. São elas as manutenções: preditiva, preventiva e corretiva.
A manutenção preditiva consiste no estudo dos sistemas e equipamentos disponíveis em determinado lugar, bem como sua análise de uso. Nesse estudo é verificado qual a utilidade de cada item, bem como quando e como são utilizados. Assim, fica mais fácil direcionar e programar a manutenção preventiva de cada um.
A manutenção preventiva, por sua vez, como o próprio nome diz, tem o objetivo de prevenir prejuízos e danos. Sua rotina consiste em trabalhar para a conservação do patrimônio, antecipando assim possíveis danos que possam ocorrer, a fim de reduzi-los ao máximo ou até mesmo evita-los.
E, por último, mas não menos importante, tem-se a manutenção corretiva. Ela existe para fins emergenciais em situações que a manutenção preditiva e/ou preventiva não conseguiu captar previamente. Esse tipo de manutenção é vital para que a rotina do local se restabeleça, por isso deve ser feita da melhor forma possível e no menor espaço de tempo possível, sem que seja comprometida a segurança de todas as pessoas envolvidas.
Para saber mais sobre as modalidades de manutenção acompanhe nossos próximos posts. Elas serão abordadas de forma mais detalhada para que você possa entender melhor como funciona cada uma delas.
Você Personalité! Sob medida. Simples assim!
Comentários (1)