Manutenção preditiva
A manutenção preditiva, um dos modelos de manutenção mencionados no post anterior tem um conceito bem simples, mas super positivo. Através de uma espécie de inspeção, a estrutura física organizacional, bem como também suas práticas operacionais são acompanhadas. E, a partir daí é possível antecipar qualquer necessidade de manutenção futura, evitando o fator surpresa. Logo, poupa recursos financeiros, humanos e também economiza tempo, um recurso tão precioso dentro do mundo corporativo.
Manutenção preditiva
Ao adotar as práticas de cuidados antecipados, a manutenção preditiva previne não somente danos como também é capaz de identificar a previsibilidade de falhas. Seja na estrutura física de uma organização ou em sua rotina operacional, representada por máquinas e equipamentos, esse tipo de metodologia oferece muitos benefícios.
A vida útil dos componentes envolvidos é melhor aproveitada, bem como é expandido o tempo de disponibilidade dos mesmos. Isso ocorro porque, ao se antecipar, evita-se o fator surpresa, causada pelas desmontagens e situações de emergência comuns quando não se tem essa prática.
Além disso, a manutenção preditiva promove muito mais do que prevenção e economia. Ela também contribui para que as operações organizacionais sejam mais eficientes e efetivas. Afinal, ao diminuir a incidência de erros e atrasos e ao reduzir os custos, a produtividade aumenta. Logo, os processos fluem mais rapidamente, gerando maiores resultados em menor escala de tempo.
Abrangência e periodicidade
Embora a manutenção preditiva seja bastante utilizada na indústria, ela pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, dados os seus benefícios. Lembrando que sua prática visa atender e acompanhar o físico da organização, a saber: estrutura, máquinas e equipamentos.
E, como se trata de um método preventivo e antecipado, é importante ressaltar que não necessariamente deva ser seguido um calendário rígido para essas inspeções. A observação periódica quanto à usabilidade das máquinas, equipamentos e estrutura física já são suficientes se feitas criteriosamente. E esse tipo de observação pode ser feita até mesmo pelos próprios colaboradores. Pois, durante o uso das instalações organizacionais, eles podem identificar ruídos anormais, desperdício de material, etc… A partir daí, podem direcionar a demanda para os profissionais competentes.
Tecnologia
A manutenção preditiva também está ligada às inovações tecnológicas. A fim de auxiliar nesse processo de observação e inspeção, existem equipamentos capazes de avisar e também mapear quanto ao funcionamento de cada item operacional. Dessa forma, todo o processo de averiguação fica ainda mais facilitado. Sensores de temperatura e de luz são exemplo bastante comuns.
Como dito, a manutenção preditiva existe para que riscos e danos sejam antecipados permitindo que a raiz do problema seja encontrada antes que cause danos, sejam eles de qualquer tipo. Através dela, paradas forçadas são evitadas, a confiança nas instalações aumenta, assim como seu tempo de disponibilidade e vida útil. Além disso manutenções corretivas são eliminadas, bem como são reduzidos a frequência de reparos emergenciais.
E, por falar em manutenção e no cuidado com as instalações organizacionais com redução de custos, o Grupo Personalité oferece um leque diversificado em facilities e segurança patrimonial. Tudo pensado e feito de forma personalizada, de acordo com as demandas reais da sua organização. Vem ser Personalité! Sob medida. Simples assim.
Comentários (1)