Manutenção preventiva
Assim como a preditiva, a manutenção preventiva tem o objetivo de evitar falhas e danos de forma antecipada. Porém, há diferenças entre elas que valem a pena ser citados.
Manutenção preventiva
Na manutenção preventiva, as inspeções realizadas são feitas em períodos pré-determinados e de forma bem específica e pontual. O que significa que ela é efetiva, mas não necessariamente minuciosa em relação ao todo. Além disso, ela não se baseia na coleta de dados externados pelos colaboradores da organização, como a preditiva faz por exemplo. Nessa modalidade, quando se trata de maquinários e equipamentos, ela pode ter a avaliação do seu fabricante, conforme cronograma estabelecido.
Uma outra peculiaridade da manutenção preventiva é que, diferente da preditiva, ela costuma ter um custo/benefício mais elevado. Estima-se que o investimento nesse tipo de modalidade seja três vezes maior que o outro tipo citado, sendo que, sua aplicabilidade é bem restrita também.
Isso acontece porque a manutenção preventiva detecta apenas possíveis falhas que possam estar relacionadas à idade dos maquinários. Ou seja, ela não leva em conta as condições de operação dos mesmos.
Periodicidade
Sua periodicidade está ligada a intervalos predeterminados de tempo e produção. Exemplo: as manutenções podem ser feitas semestralmente, trimestralmente ou anualmente; ou quando atingir uma soma de horas pré-estabelecida; ou ainda, a cada volume de material produzido.
E, como dito, dentro dessa periodicidade, são verificados itens específicos e também já pré-estabelecidos, não sendo consideradas observações fora do planejamento.
E, como se trata de uma manutenção que leva em conta a idade do equipamento, vale ressaltar que as falhas vão se tornando mais frequentes à medida que o maquinário envelhece.
Falha potencial x falha funcional
A manutenção preventiva trabalha com dois conceitos: o da falha potencial e o da falha funcional.
A falha potencial diz respeito a um defeito em estágio inicial, mas que não prejudica a funcionalidade do equipamento. Sendo sanada em tempo hábil, a produção não será, de fato, prejudicada.
Já a falha funcional trata-se de um defeito que compromete a funcionalidade do maquinário, impedindo-o de cumprir o seu papel. Normalmente a falha funcional surge quando uma falha potencial não é sanada de forma efetiva ou quando não é solucionada o tempo devido.
Seja como for, e independente do tipo de falhas que possam ser encontradas, a manutenção preventiva, em sua medida, é de grande importância para manutenção organizacional. E ela é tão importante quando a manutenção da segurança e das instalações do seu empreendimento. E, para isso, você pode contar com a o Grupo Personalité! Serviços terceirizados sob medida, simples assim.
Comentários
Nenhum comentário ainda.