Gestão de recursos materiais
A gestão de recursos em tempos de crise é essencial para a continuidade de uma organização. Isso acontece porque uma boa administração possibilita maior assertividade nas tomadas de decisão, o que aumenta as chances de manutenção organizacional. Há quatro tipos de recursos disponíveis para o desenvolvimento de uma empresa: material, imaterial, financeiro e humano. O post de hoje tratará da gestão dos recursos materiais.
Os recursos materiais, como o próprio nome diz, são os meios concretos, portanto, palpáveis que uma empresa dispõe. Eles são responsáveis por auxiliar no processo de conquista dos objetivos organizacionais. Por isso a importância de uma boa gestão dos recursos materiais, afinal, dela depende o sucesso da empresa.
Assim, entre os recursos materiais estão inseridos todos os bens tangíveis da empresa. Afinal, é através de sua aplicação que uma organização poderá oferecer seus produtos e serviços no mercado. Produtos, insumos, equipamentos, maquinários e a própria estrutura física são bons exemplos desse grupo.
Gestão dos recursos materiais: entenda sua necessidade
A gestão dos recursos materiais é imprescindível para que uma organização tenha êxito em sua atividade. É ela que vai garantir que o uso dos materiais disponíveis seja feito da forma mais adequada.
Através de uma boa administração, prejuízos são evitados. Isso otimiza a utilização de outros recursos, como os financeiros e os imateriais, onde pode-se citar o tempo como exemplo. Além disso, quando a gestão de recursos materiais é feita de forma efetiva, a organização fica protegida contra um problema muito comum entre as empresas: a escassez. Em tempos de crise, quando a incerteza se instaura, é comum que ocorra a falta de algum recurso material. Nesse caso, o desempenho operacional fica comprometido, prejudicando ainda mais o progresso organizacional.
Por isso a gestão de recursos materiais deve ser encarada com a devida importância dentro das organizações. Tão importante quanto os recursos materiais para o desenvolvimento da empresa, é o seu bom uso. Quando os recursos materiais têm sua utilização maximizada, os recursos financeiros são minimizados.
Especialidades
Dentro da gestão de recursos materiais há três especialidades: a gestão de estoques, a gestão de compras e a gestão dos centros de distribuição.
A gestão de estoques indica a necessidade da reposição de materiais. Para isso é necessário um controle minucioso desses itens uma vez que o prazo de entrega deles também deve ser considerado.
A gestão de compras é responsável pelos orçamentos, aquisições e negociações dos materiais necessários ao desenvolvimento da organização.
A gestão dos centros de distribuição faz o controle físico dos materiais. Assim, ela é responsável por receber, armazenar e fornecer esses itens sempre que se fizer necessário.
O Grupo Personalité oferece soluções organizacionais que impactam diretamente na gestão dos recursos disponíveis em cada organização. Com tratamento personalizado, todas as demandas são atendidas considerando a cultura organizacional de cada cliente. É isso mesmo: facilities e segurança patrimonial sob medida para você e a sua empresa. Simples assim. Vem ser Personalité!
rece soluções organizacionais que impactam diretamenttodo mo
Olá Ricardo, recebemos sua mensagem e ficamos felizes pelo contato.
Grupo Personalité!