Projeto de segurança patrimonial
Como é sabido, a segurança patrimonial vai muito além da instalação de câmeras, alarmes e da atuação ativa dos vigilantes. Pode parecer simples, mas trabalhar para a redução de riscos é uma atividade complexa e que envolve uma gestão complexa. Por isso a necessidade de um planejamento estratégico para garantir as soluções para as questões demandadas por cada projeto. Os próximos posts tratarão de 4 pontos importantes dentro do processo de elaboração do plano de segurança. São eles: o projeto de segurança patrimonial, os procedimentos, a avaliação dos riscos e o treinamento da equipe. Confira e saiba mais sobre este assunto!
Projeto de segurança patrimonial
O projeto de segurança patrimonial tem o objetivo de promover a redução de danos e perdas patrimoniais diante das ações criminosas em geral. Um projeto bem alinhado promove proteção e bem-estar das pessoas envolvidas, no caso, os colaboradores e os circulantes do local.
Para sua elaboração é preciso fazer uma análise técnica detalhada do local e do que se pretende proteger. Essa análise é responsável por identificar quais são os pontos vulneráveis e qual a atuação necessária da equipe de segurança a fim de promover a segurança patrimonial e também a integridade das pessoas envolvidas. Lembrando que uma análise desse porte desse ser feita por profissionais capacitados para tal. Afinal, a sua segurança depende disso.
Assim, a elaboração de um projeto de segurança patrimonial deve conter os seguintes itens dispostos abaixo.
- Análise dos riscos e vulnerabilidades da instituição.
- Diagnóstico apontando os pontos em que são necessárias ações de segurança.
- Checklist de todos os equipamentos e tipos de bloqueio considerados vitais para apoiar a equipe de segurança no processo de proteção patrimonial.
- Indicação de instalação, caso não exista, de grades, cercas elétricas, iluminação, detectores de metais, sinalização, bem como a elaboração de um plano de emergência.
O projeto de segurança também apresenta como ocorrerá a instalação de cada equipamento, bem como os valores de investimento e forma de pagamentos do mesmo. Ao final, deve ser assinado pelos responsáveis pela sua elaboração e pela parte técnica.
Lembrando que, para cada necessidade, é preciso a elaboração de um projeto de segurança específico e que contemple todas as demandas levantadas. E, para isso, é preciso contar com uma equipe cuja atuação e preocupação em promover a segurança a preceda. Assim como o Grupo Personalité que oferece serviços de segurança patrimonial de forma personalizada, de acordo com a sua necessidade. Sob medida. Simples assim. Vem ser Personalité!
Comentários (1)