Atividade Fim e Atividade Meio
Dentro do meio comercial, seja no ramo de prestação de serviços ou o de comercialização de produtos, muito se fala em atividade fim e atividade meio. Mas o que isso significa na prática? O que elas representam dentro de uma organização?
Sempre com o objetivo de trazer clareza sobre assuntos relacionados ao nosso cotidiano, a Personalité Serviços esclarece de uma forma simples e objetiva o significado de tais dúvidas e sua representação dentro de cada empresa. Continue sua leitura e fique atento aos detalhes.
A atividade fim é aquela ligada diretamente com os objetivos de uma empresa ou organização e normalmente vem expressa em uma das cláusulas do documento constitutivo do empreendimento denominada objeto social. Em outras palavras, atividade fim é aquela atividade motor que faz com que a empresa funcione e se desenvolva dentro do mercado. Ela é a razão pela qual a empresa existe. No ramo de produtos, podemos citar o exemplo de uma padaria. Qualquer padaria precisa vender pão. Parece óbvio dizer, mas se ela não fizer pão, ela ficará a mercê dos seus concorrentes e fatidicamente se extinguirá, porque não faz aquilo a que se propôs fazer. O pão nesse caso, é a sua principal fonte de receita, de forma que, sem ele, a empresa não consegue avançar. No ramo de serviços, a ideia é a mesma. Uma barbearia que não faz barbas ou não corta cabelos, dificilmente terá sucesso, já que não exerce a sua função principal.
A atividade meio, por sua vez, é aquela que não está diretamente ligada ao objetivo social da empresa, mas nem por isso é menos importante. Ela trata da execução de serviços necessários, mas que não se caracterizam essenciais para a sua existência, ou seja, dela não depende a vida da empresa como peça central. Aplicando os exemplos anteriores, podemos citar como atividade meio o serviço de limpeza e conservação. Tanto a padaria quanto a barbearia podem perfeitamente fabricar seus pães e prestar seus serviços de barba e cabelo sem a limpeza, mas dificilmente conseguirão manter a fidelidade de seus clientes, uma vez que os mesmos prezam por um ambiente higienizado para a produção do produto que consomem e também para a execução dos serviços necessários à sua higiene pessoal. A limpeza não é a peça essencial para o desenvolvimento de ambos os empreendimentos, mas sem ela, certamente a atividade fim terá dificuldades de se estabelecer no mercado.
Atividade fim e atividade meio precisam andar juntas, cada uma com sua prioridade, mas ambas trabalhando para o desenvolvimento do seu negócio. A Personalité Serviços contribui com a execução das atividades meio de sua empresa, de forma a possibilitar que o seu foco esteja apenas na sua atividade fim, poupando esforços que podem ser muito melhor aproveitados naquilo que é a sua principal fonte de receitas. Tudo isso aliada à possível redução de custos inegável que pode ser proporcionada, o que também promove uma maior possibilidade de desenvolvimento econômico.
A grande vantagem na terceirização, é que tudo pode ser feito sob medida, de forma que todas as suas necessidades sejam atendidas do jeitinho que você precisa. É a Personalité Serviços facilitando a vida de sua empresa, oferecendo soluções rápidas que contribuem para o sucesso da sua organização. Simples assim!
Parabéns muito bem explicado,muito obrigado pelo esclarecimento.
Que bom que gostou, Marco!
O Grupo Personalité faz questão de trazer conteúdo de valor para nossos clientes e usuários.
Continue acompanhando nossas publicações aqui e também nas redes sociais através do @vocepersonalite