Design Thinking: o caminho para a inovação
Inovar é preciso. Qualquer mudança externa, seja ela tecno ou mercadológica, impacta tanto a sociedade quanto às organizações. E toda mudança representa, de certa forma, uma ameaça. Produtos novos, novas formas de se prestar um serviço, novos modelos de negócio… Seja como e quando for, mudar ou não mudar envolve riscos. Mas é preciso inovar! E é dentro desse contexto que entra o Design Thinking. Você já ouviu falar?
O Design Thinking busca por novas soluções utilizando, para isso, equipes multidisciplinares. Essas equipes buscam entender o comportamento de consumidores, colaboradores e fornecedores diante do mercado atual. Assim, diante desse contexto, é possível propor soluções inovadoras capazes de suprir suas demandas de forma efetiva. E, quando se fala em soluções, além de atender o desejo dos clientes externos e internos, também abrange-se a resolução de problemas, corrigindo assim falhas nos processos dentro da organização.
Mas, por que inovar?
Inovar nada mais é do que recriar o que já existe de forma a construir algo totalmente novo visando atender uma necessidade não atendida anteriormente. E essa não é uma tarefa simples, muito menos fácil. Afinal, não basta criar o novo, é preciso também ser rápido a fim de ser o primeiro a lançar a novidade a fim de alcançar maior êxito e se manter competitivo no mercado. Assim, foi pensando nessa demanda, que surgiu o termo Design Thinking. Confira!
O que é Design Thinking?
O Design Thinking é uma abordagem focada no ser humano, criada com o intuito de oferecer bem-estar. Ele pode ser aplicado em qualquer tipo de organização a fim de oferecer novas soluções para problemas e demandas detectadas.
E, para identificar essas questões é preciso fazer um mapeamento da cultura, do contexto, das experiências pessoais e também dos processos de cada um. Somente assim é possível ter uma visão mais ampla capaz de identificar os percalços no caminho e também vislumbrar alternativas para transpô-los.
Por isso o Design Thinking é multidisciplinar, pois envolve diversas pessoas das áreas mais variadas dentro de uma organização. Através de suas perspectivas e interpretações sobre o mesmo problema é possível então chegar a uma solução mais completa e também mais efetiva. E, ao invés de criar uma solução a partir do problema, cria-se uma solução que se encaixa nele, desafiando as formas convencionais de pensar.
Para o desenvolvimento do Design Thinking é preciso criatividade, integração de novas tecnologias e entendimento de como os relacionamentos funcionam. A partir desses fatores é então possível inovar trazendo significados capazes de estimular o comportamento humano, em seus diversos aspectos.
Se sua organização busca crescimento e um lugar no mercado, pense fora caixa! E acompanhe os próximos posts, com todas as fases introdutórias, tem muito mais sobre o Design Thinking vindo por aí…
Você Personalité. Sob medida, simples assim.
Comentários
Nenhum comentário ainda.