A importância do profissional de RH
Por aqui já passaram dicas valiosas como elaborar um currículo profissional e sobre como se comportar numa entrevista de emprego. Agora, chegou a vez de falar do profissional responsável pela seleção de talentos: o profissional de RH.
O profissional de RH desempenha papel muito importante no recrutamento profissional. É ele quem cuida de todas as fases do processo de seleção de talentos. Atrair candidatos, fazer sua seleção conforme o perfil de cada vaga e aloca-los nos departamentos corretos são algumas dessas fases. E tudo isso é realizado a partir da análise criteriosa das habilidades e competências, entre outros fatores, de cada candidato.
O profissional de RH e a visão estratégica
Para quem não sabe, o profissional de RH desempenha papéis que vão muito além ao processo seletivo. E todos esses papéis convergem para o bem da organização como um todo. A visão estratégica é um desses papéis.
É o profissional de RH que, a partir de uma visão de negócios, identifica, na prática, a necessidade da seleção de talentos novos. Essa necessidade de um novo colaborador pode ser originada em vários motivos: aumento da demanda, necessidade de mais experiência, etc. Seja como for, o profissional de RH é quem vai achar esta pessoa para que esta, por sua vez, contribua para a melhoria dos processos e consequente crescimento organizacional.
Assertividade
Uma vez identificada a demanda por mais um profissional, é a vez do RH ser assertivo na seleção de talentos. Para que essa escolha seja bem-sucedida é preciso identificar, entre tantos candidatos qualificados, qual deles pode ser a chave que a organização precisa. Além disso, é preciso guiar todo esse processo seletivo contemplando a possibilidade de redução de custos e diminuição da rotatividade na organização. Uma escolha acertada promoverá esses benefícios tranquilamente.
Confiança na Organização
Além de promover a satisfação da demanda por mais colaboradores que agreguem valor, o profissional de RH também precisa estar alinhado à liderança da organização. E isso é um desafio diário, pois não é uma jornada simples, muito menos fácil. Manter-se alinhado à liderança, evitando quaisquer divergências é um trabalho contínuo e que demanda empenho. E necessita, ao mesmo tempo, de uma postura flexível e também de saber expor e impor seu ponto de vista.
Por isso a importância de manter informações sempre claras e precisas a respeito de tudo o que envolve a seleção de pessoal. Responsabilidades, carga horária, remuneração, assim como outros dados correlatos, são tópicos que devem estar sempre atualizados na cabeça do profissional de RH. Responder cada uma dessas questões aos candidatos passará ainda mais confiança a respeito da organização.
Continuidade
Feita a seleção de talentos, o profissional de RH ainda continua em ação. É ele o responsável por direcionar todo o processo de adaptação do novo colaborador. Isso envolve acompanha-lo e treiná-lo até que ele tenha condições de desenvolver seu papel de forma autônoma. Assim, é responsabilidade do profissional de RH tornar o novo colaborador o mais efetivo possível.
E, como é de se esperar, mesmo após o colaborador desenvolver sua autonomia diante dos processos organizacionais, ainda assim, é dever do profissional de RH cuidar para que todos os colaboradores se mantenham focados, motivados e satisfeitos por fazerem parte da organização. É um exercício diário de acompanhamento que demanda muito preparo, muita capacitação.
Viu só? Se você achava que o profissional de RH só entrava em cena uma vez, agora não acha mais. Ele é uma peça da engrenagem que nunca para e que precisa estar sempre atento, sempre visando os interesses organizacionais, e a satisfação dos clientes externos e também internos.
Comentários
Nenhum comentário ainda.