Ideação: a terceira fase do Design Thinking
Dentro do contexto da inovação, a criatividade é uma das partes mais importantes. A partir dela, e tomando por base as informações coletadas nas outras fases introdutórias, novas ideias são geradas e soluções são encontradas. A essa fase dentro do Design Thinking é dado o nome de Ideação.
Normalmente, a ideação é iniciada pelo Brainstorming, também conhecido como “chuva de ideias”. Diversas ideias são lançadas por um grupo de pessoas, em um curto espaço de tempo, sob a supervisão de um moderador.
Quando uma ideia é considerada mais adequada e viável aos objetivos do projeto ela é escolhida para o processo de maturação. A partir daí, ela passa por validações que podem ocorrer via Matriz de Posicionamento ou através de Prototipações (a última fase introdutória do Design Thinking).
Nesse processo de Brainstorming o que conta é a criatividade como aliada ao foco do projeto. Nele não valem julgamentos das ideias lançadas, mas são bem vindos a ousadia e a colaboração entre os participantes.
Uma outra ferramenta utilizada dentro da fase da Ideação é o Workshop de Cocriação. Essa ferramenta trata-se de uma reunião de equipe, onde seus membros se dispõem a realizar tarefas em conjunto, usando de colaboração e criatividade. Esse tipo de atividade proporciona um ambiente propício para que sejam criadas soluções inovadoras.
As pessoas envolvidas no Workshop de Cocriação costumam ter representantes de todas as áreas de interesse do projeto: usuários, colaboradores, etc. Isso é necessário para que ocorra o desenvolvimento do conhecimento. Ou seja, o compartilhar de ideias, transformará conhecimentos tácitos em conhecimentos explícitos, enriquecendo a equipe como um todo.
Depois que todas as ideias são lançadas, elas são sintetizadas em um Cardápio de Ideias. Nele, além desta síntese pode-se incluir comentários e até mesmo possibilidades de oportunidade de negócios.
Matriz de Posicionamento: o produto da Ideação
E, por fim tem-se a Matriz de Posicionamento, onde é feita a validação das ideias geradas. Essa ferramenta, além de mostrar a ideia propriamente dita, também evidencia seus benefícios e os desafios de execução. Esse tipo de informação é muito útil dentro do processo decisório de escolha da ideia mais estratégica.
Uma vez tomada a decisão, a ideia segue para a última fase introdutória do Design Thinking: a Prototipação. Essa fase você vai conhecer mais no próximo post. Continue ligado em nossos posts.
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