Prototipação: a terceira fase do Design Thinking
A Prototipação é a última fase introdutória do Design Thinking, método que auxilia na geração de soluções inovadoras nas organizações. É ela que vai fazer com que a ideia escolhida passa do nível de abstração para o nível físico, palpável.
A fase da Prototipação é de extrema importância pois, além de tornar uma ideia tangível, ela permite sua melhor visualização. Isso permite novas validações, o que possibilita a geração de um aprendizado ainda maior. Através dela, é possível que a solução final seja ainda mais assertiva.
Mas como acontece a Prototipação?
Antes de saber como acontece é preciso esclarecer o motivo de se fazer a Prototipação. Um protótipo é uma representação do conceito inicial que passa por testes e então é submetido a alterações visando que ele chegue o mais próximo possível do ideal. É como se fosse uma fase de testes da solução encontrada, uma simulação, para que fique mais claro. Dessa forma, o uso do protótipo reduz as incertezas do projeto.
A Prototipação começa com a formulação de perguntas que devem ser respondidas levando-se em conta a solução criada. Aí são criados modelos (protótipos) que representam essa solução e que viabilização os testes necessários para sua validação. Uma vez testado, é necessária uma avaliação dos resultados obtidos a fim de se concluir se os objetivos foram, de fato, alcançados. E esses testes podem ser repetidos à cada alteração, por quantas vezes forem necessárias, até que se chegue ao modelo ideal. Ou seja, um modelo que atenda à todas as partes envolvidas no processo, a saber: organização, usuários, etc.
Diversos são os formatos possíveis de protótipos. Há protótipos em papel, modelo de volume, encenação, storyboard e protótipo de serviços. O modelo utilizado vai depender do segmento de atuação da organização e do tipo de solução que se busca para alcançar a inovação desejada.
Para transformar, é preciso inovar!
Se você chegou até aqui provavelmente acompanhou toda a série sobre o Design Thinking e descobriu como é importante aplicar o processo criativo dentro do seu negócio, seja ele qual for.
A aplicação de todas as fases introdutórias é necessária, tendo sempre como cerne o fator humano. Somente assim é possível atender as demandas dos usuários bem como o alcance dos objetivos organizacionais como um todo.
Lembrando que, as fases introdutórias dentro do Design Thinking, embora apresentadas aqui em formato linear, podem ocorrer em qualquer ordem. E, muitas vezes, podem ser aplicadas até mesmo concomitantemente com outras fases. O que vale nesse processo é identificar os objetivos do projeto e, a partir daí, aplicar as fases da forma mais adequada para cada organização.
Para se manter competitivo dentro de um mercado em constante mudança, é preciso inovar! Então, o que você está esperando para transformar sua forma de fazer negócios?
Comentários
Nenhum comentário ainda.