Benefícios da gestão da qualidade
O Grupo Personalité já abordou sobre o conceito de gestão da qualidade e também sobre os pilares que a sustém. Assim, chegou também a vez de conhecer os benefícios da gestão da qualidade para a rotina de uma organização.
Já se sabe que a gestão da qualidade é responsável por melhorias significativas dos produtos e serviços de uma organização. Ademais, ela também agiliza o processo de tomada de decisões, tornando-o mais assertivo e dinâmico. Então, para chegar a este padrão de qualidade, normalmente, as organizações fazem uso da ISO 9001 – um conjunto de normas que se implantadas e aplicadas corretamente, colocarão a organização num nível mais competitivo no mercado.
Benefícios da gestão da qualidade
Além da otimização do desempenho organizacional, que permite o alcance dos objetivos traçados de modo mais efetivo, e da padronização da qualidade, há ainda muitos outros benefícios da gestão da qualidade. São eles: confiabilidade e estabilidade, satisfação do cliente, consistência, aumento da produtividade e dos rendimentos financeiros, e também a melhoria da comunicação interna.
Confiabilidade, estabilidade e satisfação do cliente
A confiabilidade e estabilidade são frutos da implementação das normas de qualidade. Elas garantem efetividade das técnicas e equipamentos utilizados além de assegurar que a produção e a comercialização sejam favoráveis. Isso resulta em produtos e serviços padronizados e de qualidade.
Quando um produto e/ou serviço oferecido tem sua qualidade atestada pelo cliente, a confiança desse cliente na organização aumenta. Isso promove o fortalecimento desse relacionamento, tornando-o duradouro e sólido. Por isso a importância de trabalhar considerando a satisfação do cliente sempre em primeiro lugar. Isso atrai maior visibilidade no mercado e maximiza o grau de competitividade da organização no nicho em que está inserida.
Processo produtivo
A consistência de um produto e/ou serviço diz respeito à garantia de que este foi concebido a partir de um processo produtivo padronizado e excelente. Isso possibilita otimização de tempo e recursos, podendo inclusive, gerar redução nos custos e aumento significativo dos lucros. Um processo produtivo consistente tem coerência, eficiência e eficácia em todo o seu percurso.
Uma vez adotados processos que promovem a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos, a produtividade é maximizada. Assim, evita-se retrabalho e desperdícios. Dessa forma, poupa-se tempo e recursos que podem ser empregados na cadeia de produção. E isso reflete diretamente no aumento dos rendimentos financeiros, representando maior lucratividade e maior possibilidade de crescimento.
Comunicação interna
E, para completar essa lista dos benefícios da gestão de qualidade, está a melhoria da comunicação interna. Isso significa melhor fluidez das informações entre todos os níveis hierárquicos, eliminando incompreensões e ruídos que prejudicam o processo produtivo. Mais uma vez colaboradores e a organização como um todo ganham e, consequentemente, o cliente.
A implementação de um padrão dentro dos processos operacionais de uma organização garante muitos benefícios. E todos os benefícios da gestão da qualidade acabam por promover maior comprometimento e empenho dos colaboradores e, por sua vez, crescimento produtivo e organizacional.
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