Dicas: Etiqueta Empresarial
No post anterior, o Grupo Personalité trouxe um tema que, devido a sua importância, reflete em todo ambiente organizacional. Trata-se da postura profissional ou etiqueta empresarial. Uma combinação de fatores pertencentes e adotados por um indivíduo em toda a sua trajetória profissional.
O colaborador que se porta de forma adequada no exercício de sua função/atividade certamente sai na frente dos demais. Isso porque sua conduta não só valoriza a si mesmo, como profissional, como também agrega valor à organização onde trabalha.
Então, no intuito de contribuir ainda mais para o crescimento profissional de todos, o Grupo Personalité separou algumas dicas importantes sobre etiqueta empresarial. Elas auxiliarão no processo de desenvolvimento pessoal e, principalmente, profissional. Sobretudo, se você quer construir uma imagem mais positiva e que possibilite uma carreira mais promissora, adote essas dicas.
Confira as dicas sobre etiqueta empresarial
Vestuário: o modo como um profissional se veste é o seu cartão de visita. Logo, vista-se adequadamente para a sua função, evitando, assim, peças que chamem demais a atenção, como decotes, por exemplo. Lembrando que vestir-se adequadamente não significa necessariamente usar uma roupa formal, a exemplo do terno e gravata. O local e a função certamente já indicam a melhor forma de se vestir. Nesse caso, a palavra-chave da etiqueta empresarial é ponderar, jamais se exceder, seja lá qual for o estilo adotado.
Higiene: não negocie os cuidados com o seu corpo. Portanto, mantenha cabelos sempre limpos e penteados. Barbas e unhas sempre aparadas. No caso das mulheres, se optarem pelo uso de maquiagem e esmalte, escolha cores mais discretas ou que sejam condizentes com o ambiente de trabalho. O mesmo vale para as roupas que devem estar sempre limpas, passadas e devidamente alinhadas.
Telefone e demais eletrônicos: saiba separar a vida profissional da vida pessoal. Evite fazer e/ou atender ligações de cunho pessoal durante o trabalho. Além de isso não ser bem visto no mundo empresarial esse tipo de conduta também compromete a execução do trabalho. O mesmo é válido para o uso das redes sociais. Se está e período de trabalho, deixe para responder mensagens e demais notificações no horário do intervalo, por exemplo.
Pontualidade: cultive esse hábito. Ser pontual é um exercício que está relacionado à disciplina. Dessa forma, programe-se a fim de cumprir seus horários. E, sendo possível, evite chegar em cima do horário. Uma margem de folga de tempo pode calhar bem em casos de imprevistos. Esse tipo de comportamento mostrará o quanto é responsável com suas obrigações.
Atualize-se! Informação não ocupa espaço…
Informe-se: conhecimento é a chave para quase todas as portas. Procure saber mais sobre sua área de atuação e também sobre as áreas correlatas. Busque informações sobre a empresa onde trabalha, sua política, planos, missão e valores. Um colaborador que está em constante aprendizado dificilmente é descartado.
Brincadeiras: ambiente profissional é lugar de seriedade. Evite piadinhas e gracejos que possam trazer constrangimento. Aliás, o mesmo vale para jogos durante o horário de expediente. Nesse caso, vale ressaltar que seriedade não quer dizer optar por uma postura sisuda, mas observar o ambiente em que se encontra, ponderando suas atitudes da forma mais equilibrada possível.
Sobre tudo, mantenha o bom humor, seja educado e trate as pessoas sempre com respeito, independente de quem são ou do que representam dentro da empresa. Lembre-se: tudo aquilo que você plantar, certamente também colherá.
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