ISO: entenda o significado
A International Organization for Standardization, conhecida globalmente pela sigla ISO, foi criada em 1947, na cidade de Genebra, Suíça. Seu objetivo é o desenvolvimento de normas e técnicas capazes de estabelecer um padrão de qualidade internacional dentro das organizações. Uma vez alcançado esse padrão, a organização pode receber uma certificação que atesta a qualidade de seus processos, produtos e serviços.
As normas e técnicas desenvolvidas pela ISO são apresentadas através de documentos. Neles, diversos requisitos, especificações e diretrizes são apresentados de forma a garantir a adequação de materiais, produtos, processos e serviços. Assim, os materiais utilizados em cada processo apresentarão as mesmas características, o que garantirá a qualidade do produto/serviço fornecido.
Como é o processo de criação de uma ISO?
Para que uma ISO seja criada é preciso o envolvimento de diversos especialistas, todos imbuídos do mesmo propósito: promover qualidade. Esses especialistas formam diversos comitês técnicos, cada um responsável por uma área específica. Então, estes profissionais identificam uma necessidade dentro do mercado e começam a rascunhar uma solução para esta demanda. Após um período de incubação, compreendido por estudos e discussões sobre o assunto, o rascunho passa por uma votação entre peritos do mundo todo. Se houver consenso quanto ao escopo, definições e conteúdo, o rascunho inicia o processo para se tornar um padrão ISO.
Contudo, caso não ocorra esse consenso, o rascunho volta para seu comitê, onde é novamente estudado, discutido e modificado. Somente após as modificações pertinentes, volta à votação, como candidato à novo padrão ISO.
O processo de desenvolvimento de um padrão ISO, tamanha a sua relevância, dura cerca de 3 anos para ser consolidado. E ele compreende desde a primeira proposta até a sua publicação final pelo órgão competente, tornando-se então, uma norma técnica oficial.
Aplicação e implementação
Cada país possui seu próprio representante da ISO. No Brasil, ela é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, também conhecida como ABNT.
As normas mais conhecidas a respeito da gestão de qualidade dentro das organizações são a ISO 9000 e a ISO 9001. Elas dispõem sobre ações preventivas com o objetivo de padronizar e conferir qualidade durante o processo e na finalização de produtos e/ou serviços.
O processo de padronização e normalização proposta pela ISO pode ser utilizado em todos os setores mercadológicos, das micro até as grandes empresas. Portanto, basta que a organização se candidate à certificação e atenda adequadamente as regras propostas em sua implantação. A aplicação correta e a observação contínua da norma técnica garantem que os serviços e/ou produtos oferecidos tenham um padrão de qualidade. Ou seja, não basta saber fazer, é preciso fazer bem, e de modo permanente, o que se sabe.
O Grupo Personalité, a fim de melhor atender as demandas de seus clientes, já aplica as normas ISO em seus processos e serviços. Além disso, dispõe de uma equipe de profissionais altamente capacidade e em constante atualização. Isso garante a qualidade no fornecimento dos serviços disponíveis em nosso leque de facilities, em todos os seus processos. Mais qualidade para sua empresa. Você mais Personalité. Sob medida. Simples assim.
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