A importância da gestão do conhecimento
A era atual, também chamada “Era do Conhecimento”, considera que este é o maior ativo que uma organização pode possuir. Em post anterior, a Personalité falou sobre capital humano, ou seja, a quantidade de conhecimento que uma pessoa tem, a ponto de produzir valor econômico. Mas e sobre a gestão do conhecimento? Você sabe qual a importância de disseminar a informação que se tem a respeito de alguma coisa?
O conhecimento existente dentro de uma organização, se bem gerido, fomenta a maior demanda do mercado atual: a inovação. Não importa qual seja a sua área de negócio, a matemática do conhecimento é bem simples. Se você oferece inovação, é capaz de gerar vantagens competitivas e sustentáveis para seus clientes e para si mesmo. Entretanto, sem inovação, a organização passa a ser apenas mais uma entre as demais, e passa a enfrentar dificuldades das mais variadas para manter-se em atividade. Por isso a importância de se fazer uma boa gestão do conhecimento dentro das organizações.
Tipos de conhecimento
Para gerir esse recurso é preciso, primeiro, entender os tipos de conhecimento existentes, dentro e fora das organizações. São dois os tipos de conhecimento: o conhecimento explícito e o conhecimento tácito. É sobre eles que você vai ler, a seguir.
O conhecimento explícito é aquele que é expresso, seja em palavras ou em números. Ele pode ser compartilhado informalmente, através de diálogos ou também via documentos. Ambos podem ser arquivados em suportes dos mais variados (áudio, vídeo, manuais, etc.) e acessados sempre que houver necessidade.
O conhecimento tácito é aquele que não é verbalizado, que não está explícito, portanto, é um conhecimento inacessível. Embora ele esteja preservado dentro de cada indivíduo, serve apenas àquele que o possui, impossibilitando sua transmissão.
Entretanto, ainda que o conhecimento mais comum nas organizações seja do tipo explícito, uma boa gestão do conhecimento deve ser capaz de transformar o conhecimento tácito em explícito, aumentando ainda mais o valor agregado organizacional.
E como o conhecimento é formado dentro das empresas?
O conhecimento se forma a partir da obtenção de informações relevantes, cujas fontes podem ser internas ou externas. Essa coleta vai depender do tipo de conhecimento que a organização precisa. A demanda, nesse caso, é que vai determinar o tipo de conhecimento que será produzido.
Através desse conhecimento adquirido e armazenado, a organização é capaz de disseminar informações importantes de forma muito mais dinâmica. Afinal, uma vez que determinado conhecimento é registrado, ele passa a ser de todos e não de apenas uma pessoa. Assim, é mais fácil alcançar e desenvolver estratégias cada vez mais inovadoras para um mercado cada vez mais exigente.
Todo esse processo de obtenção, seleção e armazenamento passa pelo filtro dos responsáveis pela gestão do conhecimento. Por isso sua importância dentro das empresas.
Todas as informações são importantes para a gestão do conhecimento?
Tudo aquilo que for pertinente ao nicho empresarial onde se está inserido é importante. Informações de tempos passados também podem ser valiosas, afinal, muito se aprende com os erros cometidos anteriormente. O aprendizado a partir dos erros é umas das formas mais naturais de agregar valor a produtos e serviços.
Por isso a importância de um ambiente onde a transferência de conhecimento seja sadia e fluída. Nele, todo e qualquer tipo de conhecimento pode ser identificado, criado, compartilhado e, finalmente, disseminado. Uma vez de posse do conhecimento maiores as chances de se atingir metas e de se manter em posição competitiva no mercado.
O grupo Personalité entende a importância da gestão do conhecimento e por isso mantém sua equipe em constante treinamento e capacitação, a fim de gerar conhecimento e garantir os melhores serviços a seus clientes. Tudo feito sob medida. Simples assim. Vem ser Personalité!
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