Recrutamento: saiba como funciona
Pensar no recrutamento como um processo de seleção onde aplicadores e candidatos passam horas e horas enclausurados numa sala para avaliação é um tanto limitado. Esse processo que garimpa profissionais aptos e adequados entre os candidatos para vagas específicas vai muito além de uma entrevista.
O primeiro passo desse processo complexo é a divulgação. O recrutamento é responsável por tornar atrativo o cargo vago de forma a chamar a atenção dos profissionais disponíveis no mercado de tal forma que estes se disponham à candidatura da vaga. A partir daí é preciso analisar qual tipo de recrutamento será mais adequado dado o tipo de empresa e sua cultura organizacional.
Os tipos de recrutamento mais utilizados são: interno, externo, online, misto e por indicação – o famoso QI (‘quem indica’).
Conheça os tipos de recrutamento
O recrutamento interno tem baixo custo e gera alto índice motivacional entre o quadro de empregados da organização. Isso acontece porque as vagas existentes são oferecidas aos empregados da empresa que já possuam capacitação profissional e potencial suficiente para alçar voos mais altos. Essa pré-seleção é feita mediante a análise pontual e a observação do desenvolvimento de cada colaborador ao longo do tempo.
O recrutamento externo tem custo mais alto e demanda um tempo de dedicação muito maior por parte do setor responsável. As vagas disponíveis são amplamente divulgadas nos canais de comunicação de massa. A vantagem do recrutamento externo é a possibilidade de renovação dentro da empresa e o surgimento de novos talentos na organização.
O recrutamento misto abre candidatura tanto para empregados quanto para profissionais externos. Comumente os empregados passam pelo processo seletivo primeiro seguidos então pelos candidatos externos, mas isso não dá a eles a preferência de contratação, prevalecendo os fatores capacitação e adequação à vaga e ao perfil empresarial.
O recrutamento online é realizado via internet via banco de vagas, o próprio site da empresa ou através da publicação de vagas nas redes sociais. Essa modalidade economiza bastante no processo de divulgação das vagas mas perde muito tempo com avaliações já que o número de candidatos costuma ser bem maior que nas outras modalidades do recrutamento.
O recrutamento por indicação, conhecido por QI (‘quem indica’) é o mais rápido e o de menor custo. Ele compreende no anúncio da vaga diretamente às pessoas que fazem parte da realidade da empresa e que possam indicar profissionais dos quais já possuam conhecimento prévio quanto às suas habilidades e competências. A desvantagem é que algumas vezes a indicação acontece por afinidade e não pela capacitação, o que pode demandar tempo de treinamento.
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