Competência Profissional: você sabe o que é?
Você sabe o que é competência profissional e como o seu desenvolvimento pode agregar ainda mais valor à sua atividade? O post de hoje é exatamente sobre esse assunto. Então, para começar, acompanhe a definição desses conceitos. Em seguida, confira as dicas de como melhor atender as demandas do mercado atual.
Competência é a capacidade de alguém para resolver uma questão ou executar uma atividade. E essa prática está diretamente ligada à aptidão, à vocação e também à facilidade de solucionar problemas.
Dentro do ambiente corporativo, essa soma de conhecimentos e habilidades é denominada competência profissional. Quanto mais um profissional desenvolve suas competências profissionais, melhor chance encontrará dentro do mercado de trabalho.
Competência profissional x competência comportamental
Atualmente, o mercado de trabalho tem se caracterizado pela competitividade. O profissional mais preparado já não é mais aquele que domina apenas a técnica, mas também, aquele que melhor domina seu comportamento diante do todo. Ou seja, aprimorar sua competência profissional é uma porta de entrada para o sucesso no mundo corporativo. E isso tem sido tão palpável que as empresas em maior crescimento têm sido aquelas cuja equipe valoriza as seguintes atitudes:
- atualização: a busca pelo aperfeiçoamento e pela construção do conhecimento deve ser constante para quem quer alcançar a competência profissional. Esse tipo de atitude, inclusive, potencializa as chances de se alcançar a inovação.
- solicitude: ter sempre boa vontade enquanto no exercício de sua função, atendendo da melhor forma possível as demandas que surgirem com empenho e dedicação. Esse comportamento, além de positivo para a imagem pessoal, também agrada às lideranças corporativas.
- compromisso: honrar os compromissos assumidos é de extrema importância para a manutenção da competência profissional. Portanto, cumpra seus horários e prazos. Em caso de algum imprevisto, comunique imediatamente a liderança para que novas soluções possam ser encontradas.
- espírito de equipe: criar boas relações com os colegas de trabalho certamente faz com o que o trabalho seja executado de forma mais produtiva e coesa, logo, a empresa cresce.
- flexibilidade: o mercado de trabalho não é mais um ambiente de rigidez. Portanto, mantenha uma postura flexível, disposta a mudanças, sempre atento à novas oportunidades e possibilidades.
- comunicação: respeito e clareza são importantíssimos para se manter uma boa comunicação. Entretanto, mais do que saber quando e como falar, deve-se também saber ouvir. Isso vale também quando se trata de evitar assuntos e situações que não dizem respeito ao ambiente corporativo.
Competência profissional x Personalité
O Grupo Personalité leva essa questão da competência profissional muito a sério. Por isso a constância nos treinamentos e capacitações de sua equipe, a fim de mantê-la sempre qualificada para o desempenho dos serviços oferecidos. Tudo isso para que clientes e parceiros obtenham os melhores resultados e se posicionem de forma ainda melhor diante do mercado atual.
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