Planejamento: o que você precisa saber para chegar longe
O planejamento empresarial é um tema de grande amplitude, consideradas todas as suas dimensões. Assim, ele pode tratar de um assunto específico, objetivos e estratégias, tempo, unidades organizacionais e demais características do planejamento em si. Tudo vai depender dos objetivos organizacionais para o futuro.
Conceito
Segundo Oliveira (2007, p. 4) o planejamento é um processo desenvolvido para alcançar uma situação futura desejada de modo mais eficiente, eficaz e efetivo, empregando, para isso, a melhor concentração de esforços e recursos de uma empresa.
Entretanto, é importante salientar que planejamento não é o mesmo que previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano. Mas consiste em um conjunto de providências que devem ser tomadas para uma situação futura que seja diferente do passado. E envolve um processo contínuo de decisão que deve ser executado independente da vontade de seus executivos. Ou seja, o processo de decisão ocorre antes, durante e também depois da sua elaboração e implantação na empresa. E ele considera, inclusive, as condicionantes da organização que afetam seu processo operacional e as restrições práticas comuns nesses ambientes. Daí o porquê de toda sua complexidade.
Principais aspectos
O primeiro aspecto do planejamento é que ele não trata de decisões futuras, mas de como as decisões de hoje afetarão o amanhã. Dessa forma, o processo é mais sistemático e de constante tomadas de decisão.
O segundo aspecto do planejamento é que ele não é uma ação isolada, independente. Ao contrário. Ele é um processo repleto de ações inter-relacionadas e interdependentes, sempre visando o alcance dos objetivos traçados. Portanto, os objetivos traçados precisam ser viáveis, considerando as possibilidades da organização.
O terceiro aspecto do planejamento é que o seu processo é muito mais importante que o seu resultado. Isso acontece porque o resultado nada mais é que o plano desenvolvido pela organização e não para ela.
Princípios
Para que um planejamento funcione é preciso a observação de alguns princípios importantes, que podem ser divididos em: gerais e específicos.
Dentre os princípios gerais estão:
- Sempre visar os objetivos máximos da empresa. Isso significa que a busca pelo alcance desses objetivos deve alcançar sua totalidade.
- Saber o que se vai planejar e como será executado.
- Entender que o processo pode provocar mudanças nas características e atividades da empresa e estar preparado para isso.
- Focar na eficiência, eficácia e efetividade, de forma que os resultados sejam maximizados e as deficiências, minimizadas.
Dentre os princípios específicos estão:
- Participação: todas as áreas pertinentes devem ser envolvidas.
- Coordenação: todos os aspectos devem atuar em interdependência.
- Integração: todas as partes da pirâmide devem atuar de forma integrada.
- Permanência: manter o foco, mesmo diante das turbulências comuns ao processo.
Composição
São partes de um processo de planejamento, a saber: os fins, os meios, a organização, os recursos e a implantação e controle.
- Fins: visão, missão, propósitos, objetivos, desafios e metas.
- Meios: macroestratégias, macropolíticas, estratégias, políticas, procedimentos e processos.
- Organização: estruturação organizacional em unidades estratégicas
- Recursos: programas, projetos, planos de ação em função dos recursos humanos e materiais.
- Implantação e controle: gerenciamento de implantação do processo.
Tipos de planejamento
São três os tipos de planejamento dentro de uma organização: o estratégico, o tático e o operacional. Assim, ambos estão relacionados ao nível de decisão que precisa ser tomada dentro da pirâmide organizacional.
De uma forma geral, o planejamento estratégico lida com objetivos de longo prazo. Enquanto isso, os planejamentos tático e operacional lidam com questões de médio e curto prazo. Ambos funcionam de forma integrada, ou seja, a aplicação de apenas um é insuficiente para se alcançar os objetivos traçados.
Mas este é um assunto para o próximo post. Quer conferir? Então fica ligado nos canais da Personalité. Simples assim.
Comentários
Nenhum comentário ainda.