Gestão organizacional: o caminho para o sucesso do seu negócio
Muito se fala sobre gestão organizacional como fator essencial para a continuidade no mercado. Mas você sabe, de fato, o que significa esse conceito e como aplicá-lo em sua empresa?
Gestão organizacional
A gestão organizacional está ligada às práticas adotadas por um gestor com o objetivo de promover o desenvolvimento do negócio. Trata-se do estabelecimento de estratégias que além de impactar no desempenho dos colaboradores também vão fazer que os objetivos estabelecidos pela organização sejam alcançados de forma rápida e efetiva.
Assim, para o estabelecimento dessas estratégias é preciso que dados sejam coletados e avaliados de forma a dar suporte para as decisões da gestão. A partir desses resultados é possível, então, modificar processos no sentido de ajustar todo o contexto organizacional aos objetivos estabelecidos.
Assim, a gestão organizacional existe com o intuito de reunir e avaliar todos os recursos disponíveis, a fim de uni-los de forma a contribuir para o bom desenvolvimento organizacional.
Como começar
A gestão organizacional começa pelo estabelecimento de uma cultura organizacional. Essa, por sua vez, é responsável por direcionar a gestão no exercício de sua função, seja ao iniciar processos, seja em suas tomadas de decisões.
A missão, visão e valores de uma organização são as peças chaves para a definição da cultura organizacional. Mas você sabe o que quer dizer cada um desses conceitos?
A missão diz respeito à razão pela qual a organização existe, ao propósito para a qual ela foi criada. Ela trata das atitudes desenvolvidas em tempo corrente e que asseguram que o propósito da empresa seja atingido.
Já a visão trata do futuro organizacional. Ela compreende os objetivos de curto, médio e longo prazos e sinaliza, de forma muito bem definida, onde a organização quer chegar.
Os valores são o código de conduta de uma organização. Envolvem princípios éticos e morais, que são aplicados em todos os processos organizacionais. Colaboração, diversidade, integridade, liderança, responsabilidade, paixão e qualidade são alguns exemplos.
Contudo, é importante ressaltar que, ao longo do tempo, os objetivos de uma organização podem ser alterados. Logo, missão, visão e valores também podem ser adaptados de forma a melhor expressar a cultura da organização.
Estratégias
A gestão organizacional, como dito acima, se pauta na construção de estratégias que permitam alcançar seus objetivos de crescimento. Dentro desse contexto é importante ressaltar que essas estratégias devem ser viáveis, assertivas e levar em conta o cenário econômico atual assim como a concorrência e a necessidade dos clientes.
A aplicação dessas estratégias pode fazer uso de um plano de ação com definição clara das etapas a fim de melhor viabilizar os resultados esperados. Após a conclusão de cada fase, é importante submeter os resultados alcançados a uma avaliação de forma a verificar se é necessário algum ajuste. Isso ajuda e muito a evitar prejuízos, seja de insumos, recursos financeiros e de tempo.
Também faz parte da gestão organizacional a manutenção de um quadro de colaboradores motivados. Ou seja, não basta ter colaboradores com bagagem técnica, também é necessário mantê-los engajados, comprometidos com os objetivos organizacionais. Treinamentos e eventos são excelentes ferramentas para manter uma equipe ativa e motivada.
E, para completar, uma boa gestão deve prezar por uma boa comunicação interna. A partir dela, ruídos são evitados e há uma maior fluidez dos processos ao longo de toda a caminhada.
A gestão organizacional pode e deve ser aplicada em qualquer tipo de negócio, seja ele grande ou pequeno. Afinal, dela depende o sucesso e continuidade no mercado.
Comentários
Nenhum comentário ainda.