Comunicação interna: por que priorizar
A preocupação com o bem-estar, assim como a estabilidade entre a vida pessoal e profissional, se tornou uma premissa dentro das organizações. Assim, nesse contexto, é de suma importância que haja um bom relacionamento entre as pessoas envolvidas na instituição. Afinal, a boa convivência é capaz de proporcionar um ambiente de trabalho melhor e mais produtivo para todos. E, para que esse convívio seja o mais promissor e saudável possível, a comunicação interna é o primeiro passo.
Mas o que é comunicação interna?
A comunicação interna é o departamento responsável por promover a interação entre os colaboradores e a organização. É a partir dela que toda a informação pertinente à empresa é difundida. Assim, e a partir de objetivos bem definidos, ela promove ações capazes de impulsionar seus colaboradores a se comprometerem institucionalmente.
Mas, para ter uma comunicação interna eficaz e que promova o crescimento da organização, é preciso observar alguns detalhes importantes. E o mais importante deles é que a comunicação deve ser feita como em uma via de mão dupla. Isso significa que não pode haver uma hierarquização da informação, apenas de cima para baixo dentro da pirâmide organizacional. Ao contrário, o fluxo de informação deve acontecer de forma ascendente, descendente e também horizontalmente, atendendo a toda instituição. Este estilo de comunicação faz com que todas as pessoas possam falar com a garantia que serão ouvidas.
Objetivos
Como dito anteriormente, a comunicação interna existe para alinhar a organização com seus colaboradores. Isso significa que ela deve comunicar os acontecimentos institucionais de forma que essa informação agregue à rotina dentro da empresa. E, nesse caso, é preciso observar a forma que esse conteúdo será divulgado. Afinal, a forma de comunicação é que vai determinar se o conteúdo será recebido de forma positiva ou negativa.
E é aqui que entra o engajamento dos colaboradores. Quando estes são continuamente incentivados a contribuir para a organização, através da execução de suas tarefas, abre-se um espaço colaborativo. E isso contribui para uma comunicação cada vez mais fluída e saudável.
Um outro objetivo da comunicação interna é fazer com que a informação chegue, de forma clara e precisa, a todos os setores da organização. Dessa forma, garante-se que todas as pessoas quem atuam dentro da instituição também tenham acesso amplo e irrestrito à informação.
Vantagens
Entre as muitas vantagens de se prezar por uma comunicação interna bem-feita está o fortalecimento da cultura da organização. Uma vez com sua cultura fortalecida, a organização tende a ter índices mais elevados de melhor comportamento entre seus colaboradores. Uma vez que os colaboradores estão devidamente sintonizados com os objetivos institucionais, mais fácil é, para eles, agir de acordo com os valores organizacionais.
Uma outra vantagem de se estabelecer uma comunicação interna que funcione está em tornar a equipe de colaboradores mais coesa. Obviamente que, dentro de um ambiente organizacional, é natural que grupos se formem dentro da instituição, sem por afinidades diversas ou até mesmo devido à similaridade de suas tarefas. Contudo, com a prática da boa comunicação, esses agrupamentos não culminarão em grupos desinteressados em contribuir para o crescimento da organização como um todo.
Ademais, para efeito da importância do empenho de todos, a comunicação interna possibilita que cada colaborador entenda o quanto o seu trabalho é precioso para o cumprimento do objetivo final da organização. Isso faz com que cada um tenha uma visão clara e precisa de como o desempenho de sua tarefa é vital para o desenvolvimento e crescimento da organização.
Prejuízos
Quando a comunicação interna de uma organização não recebe a devida atenção, todos os envolvidos são prejudicados. A começar pela produtividade que tende a cair o que pode ocasionar na falha ou na não execução de determinado projeto.
Quando não há uma comunicação interna eficaz, até mesmo mudanças mínimas dentro da organização podem gerar prejuízos imensos. Sem comunicação há um crescimento da má conduta, diminuição no grau de satisfação dos colaboradores, refletindo no atendimento ao cliente e podendo gerar até mesmo desligamentos.
Relevância
Por isso é importante priorizar a comunicação interna de uma organização, seja ela qual for. Ela promove a integração da organização com seus colaboradores e o resultado são clientes satisfeitos e uma organização saudável e em constante crescimento. Uma comunicação interna, se bem-feita, pode ser o start para o sucesso que sua empresa tanto almeja.
Comentários
Nenhum comentário ainda.