Normas Regulamentadoras: saiba mais
A Personalité Serviços valoriza os seus colaboradores e por isso se preocupa em seguir rigorosa e criteriosamente as normas que asseguram a saúde e a segurança dos seus trabalhadores. Como já dito em outro post sobre segurança ocupacional, as normas regulamentadoras do trabalho têm por objetivo proporcionar um ambiente de trabalho melhor e mais seguro para o trabalhador, o que evita possíveis acidentes no trabalho e também garantir segurança para os nossos clientes que não precisam se preocupar com riscos de responsabilização jurídica e custos futuros decorrentes desses acidentes. Mais quais são essas normas regulamentadoras, você sabe?
A Personalité Serviços, sempre com o intuito de esclarecer sobre assuntos diversos, traz nesse post mais um pouco sobre o assunto. Acompanhe e conheça mais sobre as normas regulamentadoras da segurança do trabalho. Vamos lá?
São 36 as normas regulamentadoras de segurança do trabalho e dentre elas, destacamos aqui as principais. A primeira delas é a NR-4 que trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Essa norma visa garantir a integridade na saúde e na segurança do trabalhador através de ações preventivas. A NR-5 trata da CIPA, uma comissão formada obrigatoriamente dentro da empresa, formada pelos próprios trabalhadores e que trabalha para conferir condições melhores de trabalho e se certificar se todos os trabalhadores têm tido acesso tanto aos equipamentos de proteção necessários quanto também à orientação sobre o uso adequado dos mesmos. A NR-7 trata do PCMSO, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Esse programa tem por objetivo preservar a saúde de cada trabalhador através de um controle periódico feito através de consultas e exames tanto médicos quanto laboratoriais. Há também um outro programa de prevenção denominado Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e ele está inserido na NR-9. Também de caráter preventivo, a NR-9 busca avaliar e controlar os possíveis riscos existentes dentro do ambiente empresarial afim de reduzi-los o quanto possível. Dentre esses riscos inclui-se os biológicos, físicos e químicos. Uma outra norma, que inclusive tem ganho maior visibilidade dentro da segurança do trabalhador, é a NR-17 que protege o trabalhador quanto ao risco ergonômico de sua atividade no trabalho na intenção de prevenir doenças ocupacionais de âmbito físico e/ou mental. Com a NR-17 longas jornadas de trabalho em pé, com esforços repetitivos e também com levantamento de peso ganham maior atenção o que garante maior cuidado com o trabalhador.
Tanto o empregador quanto os empregados têm o dever do cumprimento de todas as Normas Regulamentadoras, sendo passíveis de notificação e multas administrativas – no caso dos empregadores – como também penalidades e até mesmo a demissão por justa causa – no caso dos empregados.
E, como a Personalité Serviços leva as questões de segurança do trabalho muito a sério, nossos clientes podem seguir com suas atividades de forma mais harmoniosa e tranquila, livres de quaisquer preocupações relacionadas à segurança do trabalho. Esse é um dos diferenciais que a Personalité Serviços oferece, sempre pensando num jeitinho sob medida que favoreça a você e à sua empresa. Simples assim.
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